Brazil

Por conta da copa do mundo que se aproxima o Brasil esta muito divulgado na mídia mundial, todos estão olhando para o Brasil, surgem curiosidades, como pode ser tão rico e tão pobre ao mesmo tempo? A resposta quem souber ganha o Nobel..o certo é que nas grandes metrópoles como São Paulo existe uma grande circulação de riqueza, existem alguns problemas de concentração dessa riqueza, nota-se o aumento terrível da violência..No século passado houve um grande progresso econômico de desenvolvimento no país, mas isso começou a decair, nesse século a economia cresce a passos de tartaruga, baixa industrialização, baixas exportações, sem patentes, estamos no caos..Em áreas rurais em especial nas cidades do nordeste do Brasil ainda existem pessoas vivendo abaixo do limite da pobreza, como nas fotos do blog são apontadas, claro que já melhorou a vida de muitos com o programa do governo "Bolsa Família", mas é uma renda insuficiente para dar dignidade a pessoa humana, que ociosa, uma grande massa de jovens sem perspectivas tendem a migrar para zonas urbanas causando o inchaço e aumento da violência.

Agricultura sustentável

Necessitamos capacitar os pequenos agricultores para as práticas de agricultura sustentável relativos à conservação da umidade do solo, melhoria da fertilidade do solo, irrigação, controle de pragas com defensivos naturais, combinações de culturas e práticas eco amigáveis. Produção de doces, biscoitos, etc..

Energia sustentável Cooperação Brasil-Alemanha

Sobre energia sustentável para o desenvolvimento local, necessitamos urgentemente de transferência de conhecimento através de visitas técnicas, cursos de formação, workshops e seminários, como também projetos de investimentos nesse sentido a cooperação entre Alemanha e Brasil se faz necessário para que possamos criar nas comunidades rurais pobres do Estado do Piauí as condições propícias a uma maior utilização de energia sustentável com base em energia solar, eólica e outras fontes renováveis ​​de energia, combinado com a eficiência energética e as economias da região. Com base na história sabemos que o poder público não tem interesse e disposição para defender essa causa, sendo assim a sociedade civil se organiza e luta por um mundo mais justo e igual com sustentabilidade.

Ecodesign - Design Solidário

Sobre o ecodesign/design solidário como estratégia de desenvolvimento local sustentável eu peço emprestado as palavras de um professor meu, designer Jum Nakao (...)Desde a revolução industrial a materialidade ficou valorizada demais em detrimento do processo de produção, ou seja, o modo como as coisas são feitas acabou sendo deixado de lado. A idéia é oferecer um modelo inovador de design sustentável em regiões pouco desenvolvidas para isso é importante se utilizar referências e valores tradicionais da cultura brasileira para as criações: “é preciso repensar os ingredientes, valorizar ingredientes locais”.A base de um país está na cultura: “um país não se define pelo aspecto territorial e sim pelo aspecto cultural. Um país sem cultura, sem raízes, de analfabetos, não é um país”. O Design Solidário pretendem mudar essa configuração: “a idéia é fazer o contrário. Mais importante do que ‘o que é feito’ é o ‘como é feito’”. Na contra-mão do que se costuma observar em muitos projetos desse tipo, a idéia de trabalhar com comunidades rurais não é inserir pessoas no sistema: “o sistema tem muitos problemas. Temos que formar escolas de pensamento. As pessoas têm que perceber que elas são fundamentais, elas são as personagens principais. Não é processo que deve moldar o homem e sim o homem que deve moldar o processo”. Jum Nakao

Ecoturismo- conservação e aprendizado

O Ecoturismo é uma grande oportunidade de colocar em prática o desenvolvimento sustentável, as pessoas que estão nas comunidades rurais mesmo com todo potencial natural, sua paisagem, modo de vida simples, a grande maioria não se desenvolvem porque não tem os meios,muitas não tem água, energia, instrumentos, ferramentas, sementes, assistência técnica, incentivos, etc...O campo esta cada vez mais na rota dos turistas preocupados com a causa ambiental, eles querem ir lá, conversar com os agricultores, passear, ver as plantas, os animais, fazer esportes, acampar..esse tipo de atividade causa poucos impactos ambientais e pode gerar uma boa fonte de renda que viabilize outros investimentos na comunidade. Já existem operadoras de turismo na Alemanha que estão levando para Amazônia grupos de turistas o ano todo, eles vão passear de barco, se hospedam em moradias na comunidade, fazem rilhas, esportes..
As fotos chocam mas é a realidade de muitas cidades no interior do Brasil, muitas comunidades vivem em condições desumana de extrema pobreza, sem água, energia, saúde, educação e cultura. Na zona rural tem meios suficientes de renda, da pra produzir muito, na Europa as famílias criam vacas fazem queijos, morar na zona rural é puro luxo, qualidade de vida, não tem que ser assim tão dramático. O Brazil com suas contradições jamais poderia ser chamado de "pobre", as comunidades rurais dispõe de recursos de alto valor, sua floresta, seus minérios, falta apenas conhecimento aplicado ao desenvolvimento local sustentável. Em algumas regiões no Brasil do nada chegam grande grupos e começam a explorar de forma intensiva a terra, o PIB agropecuário vai lá pra cima, mas as pessoas das comunidades que não participam da exploração, apenas com mão-de-obra escrava, continuam tão pobres como antes, no Brasil não tem compensação pelo uso da terra e nem para quem preserva sua mata e isso deve ser mudado. Pensando nesses assuntos surge uma inquietação que me faz tentar mudar alguma coisa, ao menos organizar uma rede de pessoas que comunguem com as mesmas ideias e tentar alertar o mundo sobre esses problemas, somente fazendo uma cooperação com quem esta na vanguarda, a exemplo a Alemanha, teremos força pra colocar em prática alguma ação de sustentabilidade em nossa região.

domingo, 9 de março de 2014

Micro -Hydro Turbina de água

Pesquisando sobre fontes de energias limpas, compartilho sobre a Micro -Hydro Turbina de água, se você tem uma fonte constante de correr água, pode fazer uso de uma micro- turbina de água  e gerar energia limpa.

Como funciona:



Micro-hídricas: o básico

"Run of the River" sistemas não necessitam de uma barragem ou local de armazenagem a ser construído. Em vez disso, desviar a água do córrego ou rio, canalizá-la para um vale e solte-o para uma turbina através de um gasoduto chamado de conduto forçado.
A turbina aciona um gerador que fornece energia elétrica para a comunidade local. Por não exigir uma barragem caro para armazenamento de água, run-of-the-rio sistemas são uma maneira de baixo custo para produzir energia. Eles também evitar os efeitos ambientais e sociais danosas que usinas hidrelétricas maiores provocar, inclusive o risco de inundações.
A água do rio é canalizada através de uma bacia de decantação, o que ajuda a remover os sedimentos que poderiam prejudicar a turbina. A água então flui para o tanque Forebay onde é direcionado para baixo através de um tubo chamado de um conduto forçado. Quando a água atinge o fundo, ele aciona uma turbina especialmente concebida para produzir a electricidade.

A energia para recarregar as comunidades

Micro-hidrelétrica também podem ser fornecidos para as aldeias via baterias recarregáveis ​​portáteis. As pessoas podem usar essas fontes convenientes de energia elétrica para alimentar qualquer coisa de máquinas da oficina de iluminação doméstica - e não há custos de conexão caros. As baterias são carregadas em um posto na aldeia, proporcionando, assim, a comunidade local com uma fonte limpa e renovável de energia.
Para utilização industrial, a saída a partir do eixo da turbina, pode ser utilizada directamente como energia mecânica, em oposição a sua conversão em energia eléctrica através de um gerador ou baterias. Isso é adequado para atividades de agro-processamento, como moagem, extração de petróleo e carpintaria.
Os programas de micro-hídricas são de propriedade e operados por comunidades que servem, com qualquer tipo de manutenção realizado por membros qualificados da comunidade. Assim, eles dão emprego em si mesmos, bem como proporcionar o poder de re-energizar comunidades inteiras.

Qual é o custo?

Os custos são diferentes para cada caso, e é impossível dar um número preciso, sem saber os detalhes do site. Pela nossa experiência, o custo varia de cerca de £ 1.200 a £ 4.000 por kW instalado, quando o uso de tecnologias apropriadas, que são muito mais barato do que usar abordagens convencionais e technolgies.

.....


Pequena Central Hidrelétrica

"Hydropower Association Europeia Small":

Pelton Wheel, Small Hydropower Generator


Esse modelo é interessante
Pelton Roda, turbina da água Runner


Fonte de consulta: http://practicalaction.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Happy!

Happy!

Brazil, City - Guaribas

Brazil, City - Guaribas

City- Paulistana, State -Piauí, Brazil

City- Paulistana, State -Piauí, Brazil

Brazil, City -Santa Quitéria, State- Ceará

Brazil, City -Santa Quitéria,  State-  Ceará

City - Guaribas, Stae-Piauí, Brazil

City - Guaribas, Stae-Piauí, Brazil

City-Guaribas-State Piauí, Brazil

City-Guaribas-State Piauí, Brazil

Brazil, City - Santa Filomena, State - Piauí

Brazil, City - Santa Filomena, State - Piauí

Famílias dependem do dinheiro do Bolsa família

Famílias dependem do dinheiro do Bolsa família

Quilombolas, State- Maranhão

Quilombolas, State- Maranhão

Brazil trouble!

Brazil trouble!

Water same for animals and humans

Water same for animals and humans