Brazil

Por conta da copa do mundo que se aproxima o Brasil esta muito divulgado na mídia mundial, todos estão olhando para o Brasil, surgem curiosidades, como pode ser tão rico e tão pobre ao mesmo tempo? A resposta quem souber ganha o Nobel..o certo é que nas grandes metrópoles como São Paulo existe uma grande circulação de riqueza, existem alguns problemas de concentração dessa riqueza, nota-se o aumento terrível da violência..No século passado houve um grande progresso econômico de desenvolvimento no país, mas isso começou a decair, nesse século a economia cresce a passos de tartaruga, baixa industrialização, baixas exportações, sem patentes, estamos no caos..Em áreas rurais em especial nas cidades do nordeste do Brasil ainda existem pessoas vivendo abaixo do limite da pobreza, como nas fotos do blog são apontadas, claro que já melhorou a vida de muitos com o programa do governo "Bolsa Família", mas é uma renda insuficiente para dar dignidade a pessoa humana, que ociosa, uma grande massa de jovens sem perspectivas tendem a migrar para zonas urbanas causando o inchaço e aumento da violência.

Agricultura sustentável

Necessitamos capacitar os pequenos agricultores para as práticas de agricultura sustentável relativos à conservação da umidade do solo, melhoria da fertilidade do solo, irrigação, controle de pragas com defensivos naturais, combinações de culturas e práticas eco amigáveis. Produção de doces, biscoitos, etc..

Energia sustentável Cooperação Brasil-Alemanha

Sobre energia sustentável para o desenvolvimento local, necessitamos urgentemente de transferência de conhecimento através de visitas técnicas, cursos de formação, workshops e seminários, como também projetos de investimentos nesse sentido a cooperação entre Alemanha e Brasil se faz necessário para que possamos criar nas comunidades rurais pobres do Estado do Piauí as condições propícias a uma maior utilização de energia sustentável com base em energia solar, eólica e outras fontes renováveis ​​de energia, combinado com a eficiência energética e as economias da região. Com base na história sabemos que o poder público não tem interesse e disposição para defender essa causa, sendo assim a sociedade civil se organiza e luta por um mundo mais justo e igual com sustentabilidade.

Ecodesign - Design Solidário

Sobre o ecodesign/design solidário como estratégia de desenvolvimento local sustentável eu peço emprestado as palavras de um professor meu, designer Jum Nakao (...)Desde a revolução industrial a materialidade ficou valorizada demais em detrimento do processo de produção, ou seja, o modo como as coisas são feitas acabou sendo deixado de lado. A idéia é oferecer um modelo inovador de design sustentável em regiões pouco desenvolvidas para isso é importante se utilizar referências e valores tradicionais da cultura brasileira para as criações: “é preciso repensar os ingredientes, valorizar ingredientes locais”.A base de um país está na cultura: “um país não se define pelo aspecto territorial e sim pelo aspecto cultural. Um país sem cultura, sem raízes, de analfabetos, não é um país”. O Design Solidário pretendem mudar essa configuração: “a idéia é fazer o contrário. Mais importante do que ‘o que é feito’ é o ‘como é feito’”. Na contra-mão do que se costuma observar em muitos projetos desse tipo, a idéia de trabalhar com comunidades rurais não é inserir pessoas no sistema: “o sistema tem muitos problemas. Temos que formar escolas de pensamento. As pessoas têm que perceber que elas são fundamentais, elas são as personagens principais. Não é processo que deve moldar o homem e sim o homem que deve moldar o processo”. Jum Nakao

Ecoturismo- conservação e aprendizado

O Ecoturismo é uma grande oportunidade de colocar em prática o desenvolvimento sustentável, as pessoas que estão nas comunidades rurais mesmo com todo potencial natural, sua paisagem, modo de vida simples, a grande maioria não se desenvolvem porque não tem os meios,muitas não tem água, energia, instrumentos, ferramentas, sementes, assistência técnica, incentivos, etc...O campo esta cada vez mais na rota dos turistas preocupados com a causa ambiental, eles querem ir lá, conversar com os agricultores, passear, ver as plantas, os animais, fazer esportes, acampar..esse tipo de atividade causa poucos impactos ambientais e pode gerar uma boa fonte de renda que viabilize outros investimentos na comunidade. Já existem operadoras de turismo na Alemanha que estão levando para Amazônia grupos de turistas o ano todo, eles vão passear de barco, se hospedam em moradias na comunidade, fazem rilhas, esportes..
As fotos chocam mas é a realidade de muitas cidades no interior do Brasil, muitas comunidades vivem em condições desumana de extrema pobreza, sem água, energia, saúde, educação e cultura. Na zona rural tem meios suficientes de renda, da pra produzir muito, na Europa as famílias criam vacas fazem queijos, morar na zona rural é puro luxo, qualidade de vida, não tem que ser assim tão dramático. O Brazil com suas contradições jamais poderia ser chamado de "pobre", as comunidades rurais dispõe de recursos de alto valor, sua floresta, seus minérios, falta apenas conhecimento aplicado ao desenvolvimento local sustentável. Em algumas regiões no Brasil do nada chegam grande grupos e começam a explorar de forma intensiva a terra, o PIB agropecuário vai lá pra cima, mas as pessoas das comunidades que não participam da exploração, apenas com mão-de-obra escrava, continuam tão pobres como antes, no Brasil não tem compensação pelo uso da terra e nem para quem preserva sua mata e isso deve ser mudado. Pensando nesses assuntos surge uma inquietação que me faz tentar mudar alguma coisa, ao menos organizar uma rede de pessoas que comunguem com as mesmas ideias e tentar alertar o mundo sobre esses problemas, somente fazendo uma cooperação com quem esta na vanguarda, a exemplo a Alemanha, teremos força pra colocar em prática alguma ação de sustentabilidade em nossa região.

sexta-feira, 7 de março de 2014

A indústria dinamarquesa de laticínios no século XIX

A indústria dinamarquesa de laticínios no século XIX. - O seu desenvolvimento precoce, e as razões para o seu sucesso 

Chave questão de pesquisa: O que explica o início de transformação da agricultura da Dinamarca em produção leiteira e seu sucesso posterior?

Constatação principal: A história da sucesso de laticínios dinamarqueses no século XIX, é bem conhecida. Estimulado pela rápida adoção de novas tecnologias - a centrífuga automática vapor - e novas instituições - o movimento cooperativo - A Dinamarca tornou-se rapidamente um dos principais e incrivelmente bem sucedido exportador de produtos lácteos e carne de porco posteriores.

 A importância de compreender que não pode ser subestimado - não apenas em termos de sua importância para a história econômica dinamarquês, mas também para as lições que podem ensinar outros países. . O fato de que a Dinamarca pode se tornar rico no mundo globalizado do século XIX através de um foco sobre as exportações agrícolas tem implicações óbvias para os países em desenvolvimento de hoje 

Este é um projeto contínuo de colaboração de pesquisa com dois focos principais: a primeira, no período anterior à o avanço da indústria de laticínios, e segundo, nas fases iniciais do crescimento das exportações, em que novas instituições e tecnologias estavam sendo posta em jogo.

Para ambas as partes, tentamos manter uma abordagem comparativa e, assim, relacionar a experiência dinamarquesa com a de outros países e assim demonstrar a sua importância internacional. 

Leituras: "O papel da tecnologia e instituições para o crescimento: leitarias dinamarqueses no final do século XIX" (com Ingrid Henriksen e Markus Lampe). Revisão Europeia de História Econômica 15:03 (2011), pp 475-493. 

'Lei e da paz: Contratos e do sucesso do laticínio dinamarquês cooperativas "(com Ingrid Henriksen e Morten Hviid). Journal of Economic History 72:1 (2012), pp 197-224.

 "O nascimento estranho do Liberal Dinamarca: proteção comercial dinamarquês eo crescimento da indústria de laticínios, desde meados do século XIX" (com Ingrid Henriksen e Markus Lampe) .História Economic Review (2012) 65:2, pp 770-788. 

Detalhes de contato: Paul E-mail: pauls@sam.sdu.dkWebsite: www.keynes.dk

Fonte do artigo: http://www.sdu.dk/ 

............................



Gostaria de explicar porque uma postagem sobre a Dinamarca, então, como estamos defendendo a agricultura sustentável, sempre que eu ler algum artigo relacionado com práticas agrícolas que podemos nos inspirar, irei postar.

  1. A agricultura dinamarquesa tornar-se entre as mais limpas do mundo.
  2. Acontece na Dinamarca um grande desenvolvimento de tecnologias ambientais que podem tornar a produção de gado na Dinamarca ecológica sem que isso afete a produção ou abalem os bolsos dos agricultores.
  3. Pesquisadores da Dinamarca tem pesquisado intensivamente na separação do estrume, por meio dos quais as substâncias importantes, tais como azoto e fósforo, podem ser separados e reciclados. O fósforo é um recurso limitado e a escassez de fósforo pode, a longo prazo, levar à fome, devido à produtividade das culturas se tornarem inferiores. Tudo isso ajudou a Dinamarca a se tornar fontes de líderes mundiais em tecnologia de fertilizantes sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Happy!

Happy!

Brazil, City - Guaribas

Brazil, City - Guaribas

City- Paulistana, State -Piauí, Brazil

City- Paulistana, State -Piauí, Brazil

Brazil, City -Santa Quitéria, State- Ceará

Brazil, City -Santa Quitéria,  State-  Ceará

City - Guaribas, Stae-Piauí, Brazil

City - Guaribas, Stae-Piauí, Brazil

City-Guaribas-State Piauí, Brazil

City-Guaribas-State Piauí, Brazil

Brazil, City - Santa Filomena, State - Piauí

Brazil, City - Santa Filomena, State - Piauí

Famílias dependem do dinheiro do Bolsa família

Famílias dependem do dinheiro do Bolsa família

Quilombolas, State- Maranhão

Quilombolas, State- Maranhão

Brazil trouble!

Brazil trouble!

Water same for animals and humans

Water same for animals and humans